A Inclusão Digital e a Proteção da Cultura
- sonitaalmeida17
- 2 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de nov. de 2022
É fato que não se pode falar do mundo moderno sem também falar da era da tecnologia digital, que já faz parte do nosso cotidiano como ferramenta fundamental de socialização, comunicação e produção. Inclusão digital é definida como a possibilidade de produção e difusão do conhecimento e acesso às ferramentas digitais para todos os cidadãos. O objetivo é a democratização da tecnologia, possibilitando então que independente da renda todos tenham acesso à informação, à comunicação e aos serviços que essas tecnologias oferecem, melhorando com isso a qualidade de vida das pessoas.

A herança cultural é o conjunto de todos os bens, manifestações populares, cultos, tradições tanto materiais quanto imateriais, que de acordo com sua ancestralidade e importância histórica, são reconhecidos como a identidade e a cultura de um povo ou sociedade. No caso do Brasil, por exemplo, a cultura é formada por pedacinhos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos, japoneses, e muitos outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui. Essa miscigenação de culturas e tradições se tornou então a identidade de nosso povo, sendo importante na formação pessoal, moral e intelectual de nós como um indivíduo. O objetivo deste artigo é ressaltar a importância que a inclusão digital tem na proteção e conservação da cultura na sociedade atual.
A preservação do patrimônio cultural é uma forma de registrar e transmitir conhecimentos milenares herdados pelos antepassados às gerações futuras, tornando ainda mais importante a inclusão digital nesse sentido, já que uma das mudanças no quesito cultural causadas pelas tecnologias foi a forma como arte e entretenimento são disseminados e consumidos pela sociedade, principalmente pela geração mais jovem.
Sendo a cultura uma das principais formas de uma população se reconhecer como sociedade, a inclusão digital aliada à preservação do patrimônio cultural por meio da tecnologia servirá como uma maneira de além de proteger a cultura de uma determinada sociedade, também permitir que ela seja perpetuada para todos, independente da situação social ou financeira. Através da inclusão digital, o acesso à informação e à comunicação será disponível para todos, que consequentemente terão também o acesso ao patrimônio cultural que estará protegido por meio da tecnologia, possibilitando que essa herança em forma de cultura seja garantidamente passada para as gerações futuras, desenvolvendo-os como indivíduos e os capacitando para relacionarem-se com o próximo como sociedade.
Artigo por Anielly Ferreira
PALAVRAS CHAVE: Patrimônio cultural; Patrimônio histórico; Identidade cultural; Inclusão digital.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Inclusão digital e a mudança cultural na resolução de conflitos. Jota. Disponível em: < https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/inclusao-digital-e-a-mudanca-cultural-na-resolucao-de-conflitos-23092021 >. Acesso em: 01 de Novembro de 2022.
Cultura digital: entenda a importância para a educação! Instituto Reação. Disponível em: < https://institutoreacao.org.br/cultura-digital-entenda-a-importancia-para-a-educacao/>. Acesso em: Acesso em: 01 de Novembro de 2022.
Um resgate do patrimônio cultural através da tecnologia. VIA. Disponível em: < https://via.ufsc.br/um-resgate-do-patrimonio-cultural-atraves-da-tecnologia/>. Acesso em: Acesso em: 01 de Novembro de 2022.
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Professor Tutor - Jaime Martin Veiga
👏👏👏👏 Com a tecnologia podemos descobrir inúmeras coisas e criar grandes relações, e é importante que ainda mantenhamos e apliquemos nossa parte não-tecnológica nessas relações, os sentimentos humanos! Texto incrível! 👏❤