Mercado da mídia, demandas, custos e novas tecnologias para profissionais de mídia
- sonitaalmeida17
- 7 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Após os impactos da pandemia no mercado mundial, o que teve maior relevância na cena, foi o de mídias, pois era uma forma que as pessoas que estavam em isolamento social encontraram para ainda estarem presentes na sociedade, mas isto apenas no âmbito digital, é claro. De fato, o mercado de mídia e do entretenimento teve uma queda de 3,8% no ano de 2020.
Desta forma, a mídia que podia ser consumida dentro de casa, teve um grande avanço, mas a queda preocupantes das outras formas de mídia e entretenimento terão uma rápidas recuperação, pois com o fim da obrigatoriedade do isolamento social durante a pandemia, as pessoas que ficaram praticamente dois anos de fora da vida em sociedade, irão querer recuperar suas experiências perdidas, o que causa um aumento de até 20% nos mercados de mídia.
De acordo com Ricardo Queiroz, “O setor de mídia e entretenimento passa por desafios e incertezas em todo o mundo desde o início da pandemia. Por outro lado, também acelerou processos que já estavam em andamento, como digitalização e consumo de conteúdo online, e que vão colaborar para que essa recuperação nos próximos anos seja rápida”, desta forma uma alta demanda para consumo de conteúdo midiático – principalmente digital – aparece, (como por exemplo o fato de que a aquisição de livros ou plataformas online para leitura aumentou) e com a demanda, surgem também os custos para a produção desses conteúdos, e para as novas tecnologias que deverão ser implementadas para adaptar os profissionais de mídia no mercado moderno.

Por exemplo a implementação do Metaverso no dia a dia social, influenciará muito na forma como as noticias serão transmitidas no futuro, deixando de serem apresentadas somente em jornais, rádios e televisão, e dar uma passo mais a frente nas mídias sociais, com o metaverso sendo a plataforma numero 1 para acesso a informações e cultura dentro dos próximos anos, porém isso gera questionamentos para os profissionais da mídia mais antigos, que não estão adaptados com o uso de tecnologias mais avançadas. Além disso, implementar este tipo de equipamento, e capacitar profissionais para o uso deles, se mostrará como um grande desafio, devido aos altos custos que este avanço futurístico necessita.
Com base nisso, podemos concluir que as novas tecnologias desempenham um papel altamente importante na sociedade; não somente na área da comunicação, uma vez que estas podem influenciar nossas capacidades de escolha entre os meios considerados arcaicos e os meios mais tecnologicamente avançados. Pode-se dizer, portanto, que os profissionais de mídia dispõem, atualmente, dos meios mais acessíveis para a produção de mídia, tornando possível, assim, a participação generalizada dos indivíduos na criação e adaptação de conteúdo.
Artigo por Sonia Almeida e Rafael Santos
PALAVRAS-CHAVES: Mercado de mídias; Metaverso; futuro; pandemia; tecnologia
REFERÊNCIAS:
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: Zahar, 2013
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Professor Tutor Jaime Martin Vega
Comentários